Distúrbios neurológicos e psiquiátricos pós-COVID: quão frequentes são?

Devido à relevância do tema para todos em virtude da pandemia pela COVID-19 e seus impactos para o funcionamento cerebral , trazemos aqui algumas informações recentes sobre os danos neurológicos e psiquiátricos associadas ao SARS-Cov-2. Surpreendentemente, eles aparecem de forma mais frequentes do que se poderia imaginar. 

Segundo estudo recente que envolveu mais de 200.000 pacientes publicado neste ano de 2021, após seis meses do diagnóstico de COVID-19, os autores encontraram:

  • Ocorrência de um diagnóstico neurológico ou psiquiátrico em 1/3 das pessoas sendo este número maior ainda para aqueles que tiveram formas graves e precisaram de UTI.
  • Dentre os diagnósticos pós-COVID foi observado 17,3% para transtornos de ansiedade; 2,1% para AVC isquêmico; 0,56% para hemorragia intracraniana; 0,11% para Parkinson; 0,67% para demências; e 1,4% para distúrbios psicóticos. Dentre os pacientes que precisaram de UTI os números foram em geral quase o dobro para estas condições.
  • Quando comparados com quadro de gripe (influenza), os diagnósticos mencionado
  • s foram muito maiores, com um risco de 44% em geral, sendo ainda maior, de 58%, no grupo COVID-19 admitido em UTI.

Estes dados reforçam que devemos ficar atentos após o quadro infeccioso agudo e, em especial, para todos que tiveram formas graves e internados em UTI. 

Com o exame neurológico e alguns testes complementares podemos nortear a conduta para diminuir estes riscos em todos os acometidos pela COVID-19. Exames laboratoriais e eventualmente exames de imagem.

Medidas para o tratamento passam pela avaliação do grau de inflamação e escolha de suplementos e medicamentos, junto a um programa de reabilitação física e cognitiva. Evidência iniciais sugerem a possibilidade do uso de canabinóides neste contexto.

Precisamos juntos prevenir a ocorrência destes eventos após a COVID, especialmente nos quadros mais graves, mas não limitando-se a estes.

 

Referência
Taquet M et al. 6-month neurological and psychiatric outcomes in 236 379 survivors of COVID-19: a retrospective cohort study using electronic health records. Lancet Psychiatry. 2021. 

drthiagojunqueira #neurologia #neuroimunologia #nutrologia #salvador #bahia #covid19

0 0 votes
Article Rating
Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sobre

Oferecemos avaliação e seguimento nas áreas de neurologia e neuropsicologia.

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 9 - 18hsSáb - Dom: Fechado

Contato

Tel: (71) 99976-0909Rua Humberto de Campos, número 144. Centro Médico da Graça, sala 303. Graça. Salvador-Bahia. CEP: 40150-900